sexta-feira, 18 de maio de 2018

"A limitação da arte versus a liberdade de expressão artística"

A arte é uma forma de expressão que muitas vezes retrata uma cultura ou uma realidade do âmbito social. Atualmente, é palco para discussão sobre a maneira com que essa expressão é realizada, por ultrapassar as barreiras do que é considerado aceitável pelo público. Levando isso em conta, considera-se que a arte deve ser limitada de forma que os artistas continuem com a sua liberdade de expressão, porém sempre respeitando o conteúdo e os grupos sociais envolvidos em sua obra, visando o bem estar coletivo e tendo em vista a influência que a arte tem na sociedade.

No cenário atual, é inegável que os artistas possuem o direito de abranger os mais diversos tópicos em suas obras. Isso se deve ao fato de que a arte abre suas portas para a representação de todo e qualquer tipo de assunto, inclusive a retratação de grupos marginalizados e problemas sociais, tornando possível a valorização dos grupos e até a criação de propostas para a solução de tais problemas. Logo, os produtores de conteúdo artístico devem exercer seu direito de expressão em função de boas causas que levarão ao bem comum.

Ademais, o material artístico possui grande influência no meio social. Um exemplo foi o seu uso para propagandas nazistas de incentivo ao ódio e à intolerância, contribuindo para a propagação do ideal arianista por meio de cartazes e charges em jornais e revistas alemãs. Hoje, um conceito misógino é ainda mais facilmente divulgado devido às inovações da telecomunicação no mundo globalizado, como a internet. Assim, tendo em vista o seu impacto, é necessária a imposição de limites que mantenham o respeito à diversidade humana como foco.

Considerando o exposto, deve-se conservar a liberdade de expressão artística, evitando a disseminação da intolerância entre os mais diversos setores sociais. Os artistas devem continuar retratando a realidade para que, por meio da arte, haja a inclusão de minorias e o alerta ao público para os problemas sociais. Ainda assim, faz-se necessária a intervenção estatal por intermédio do Ministério da Cultura, fiscalizando as obras produzidas para que nenhuma que desrespeite as liberdades fundamentais possa ser publicada.



Júlia Alves de Souza Moreira 

2ª série "A" - Ensino Médio

Texto redigido sob a orientação da Professora Drª Priscila Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário