terça-feira, 5 de dezembro de 2017

“O histórico desafio de se valorizar o professor”

A educação é a base para qualquer país ou sociedade. Desde 1932, entretanto, a carreira de professor vem sendo cada vez menos procurada. Fatos históricos comprovam que o investimento na educação gera resultados a médio e longo prazo, logo é necessário tornar essa profissão mais atrativa para que ela não seja esquecida pelas próximas gerações.

Entre as dificuldades enfrentadas por um professor no Brasil, destacam-se os salários pouco expressivos e a falta de condições de trabalho. Não é recompensador aos olhos da população, mas como surgirão bons médicos e engenheiros para o mercado de trabalho com um ensino básico tão precário?

O grande fator político que interfere diretamente na desvalorização do professor é a falta de investimento na educação, que gera uma carência de estrutura e material didático adequado para o ensino. Como poderiam os alunos se interessar por uma profissão mal remunerada e sem boas condições de trabalho?

Portanto o Magistério é uma profissão que perdeu o seu destaque com o tempo, necessitando que medidas sejam tomadas quanto a isso. Sendo assim, o governo deve passar a investir em materiais didáticos de boa qualidade e em escolas mais bem estruturadas ao redor do país, proporcionando, então, a valorização profissional. Assim, sob tal perspectiva, o Brasil poderá evoluir culturalmente; afinal, a educação é a base para qualquer sociedade.




Aluno Gabriel Paredes Ferreira
9º ano "B"
Professora: Thaise Hoyler Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário