quinta-feira, 12 de maio de 2016

"Segurança alimentar no Brasil"

O problema com a alimentação vem de muito tempo atrás, desde quando Malthus lançou sua teoria de que a população cresceria tanto que faltaria alimento para as pessoas. Em contraste com essa teoria, surgiu a Revolução Verde, que melhorou a agricultura e a pecuária, fazendo assim com que a comida não faltasse. Entretanto no Brasil atual ainda existe fome e para suprir essa fome as indústrias e os produtores fazem de tudo, inclusive usar agrotóxicos e hormônios proibidos no país para estimular a produção, afetando de certo modo a segurança dos alimentos.

Em princípio, ter uma boa alimentação, ou seja, uma alimentação balanceada que inclui legumes, verduras, frutas e carne, é essencial para uma boa saúde, e é o que dizia Hipócrates “Faça do seu alimento sua Medicina e da sua Medicina seu alimento”. Todavia, para que isso aconteça, é preciso que a comida tenha uma boa qualidade, mesmo sendo considerada natural e saudável, já que, se esses alimentos forem considerados ruins por conta de agrotóxicos, pode-se afirmar que seriam também fontes de doenças no Brasil contemporâneo e desse modo não se pode obter segurança sobre o que se consome.

Isso tem ocorrido com muitas frutas e vegetais, como o tomate, a batata e o abacaxi. Além disso, tais agricultores estão usando agrotóxicos proibidos por lei no país, o que causa danos irreparáveis não só à saúde da população, mas também à fauna e à flora. Acrescido a isso, destaca-se também o uso de hormônios por pecuaristas para aumentar a produção de aves e os conservantes que as indústrias usam para deixar seus produtos mais duráveis e bonitos.

Um bom exemplo disso são as empresas, como a Copervale, que utilizou um composto químico com soda cáustica e ácido cítrico para aumentar o volume e estender a validade do leite, sendo considerado nocivo à saúde humana e causando consequências à população. Nesse caso, notou-se uma despreocupação da empresa em relação ao bem estar da população, já que, de modo geral, a preocupação é apenas com quantidade de produção e obtenção de lucros, tanto para as indústrias quanto para os produtores rurais.

Portanto os alimentos no Brasil atual não são seguros e podem acarretar problemas graves à população. Desse modo, para que a nutrição brasileira passe a ser mais segura, é preciso que os produtores reduzam os agrotóxicos nas plantações, substituindo-os por produtos menos tóxicos para que os alimentos sejam mais confiáveis. Outra medida que deveria ser adotada é que o Estado puna por meio de multas empresas que abusam dos conservantes para que assim a qualidade melhore e os alimentos do nosso país sejam mais seguros.



Texto escrito pelo aluno Guilherme Minaré Alves - 3ª série "A". 

Professora responsável: Profª Drª Priscila Marques Toneli

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Atividade Ensino Médio: Semelhança de triângulos e teorema de Tales

Durante as aulas de Matemática, os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora das Dores realizaram uma atividade ao ar livre sob a orientação do Professor Djalma Gonçalves.

Acompanhe aqui, o registro parcial da atividade desenvolvida pelos alunos dominicanos.