quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

"Futuro liquefeito"

Quando éramos crianças e nos perguntavam o que faríamos quando crescêssemos a resposta vinha fácil, rápida e nos enchia de expectativas. Era fácil porque sabíamos que havia tempo, que o futuro era, apenas, um sonho distante. O que não sabíamos era que esse mesmo tempo passaria de forma tão veloz. Agora, o futuro bate em nossas portas e exige uma resposta definitiva, mas quem pode tê-la?

Heráclito de Éfeso estava correto, nada é estático ou definitivo. Não podemos nunca entrar no mesmo rio duas vezes, pois, como as águas, já não somos mais os mesmos. Tudo está em constante mudança, os desejos, os sonhos e as nossas próprias visões de mundo se alteram, o que queremos agora pode não ser a nossa vontade daqui alguns anos ou mesmo daqui décimos de segundos. Somos seres em transformação, essa que se impõe em cada período de transição seja da infância para a adolescência, seja, como agora, da juventude para a vida adulta.

A segurança da escola, da rotina e dos velhos amigos chegou ao fim e nos vemos obrigados a abraçar as incertezas e as mudanças porque elas são inevitáveis e, na verdade, vitais. Crescer é mudar, é se arriscar, sair do que já era comum e conhecido e ir de encontro ao desconhecido. Crescer é, simplesmente, a forma mais genuína do tempo nos mostrar que estamos vivos, de que nosso coração pulsa e exige que façamos desse tempo o melhor possível. Um ciclo só se encerra para que outro inicie e traga consigo a renovação e aceitá-la é aceitar viver.

Sair da nossa zona de conforto nunca é fácil, pede coragem e determinação, mas é essa atitude que nos permite crescer, pois é preciso ser destemido para aceitar as mudanças que a vida traz e para aprender com cada uma delas. O futuro não é estático ou algo já pronto, está sendo construído por cada atitude e cada passo que damos e pode ser alterado a qualquer momento. E, a meu ver, é isso que o torna interessante, portanto cabe a nós decidirmos se vamos nos esconder ou encará-lo corajosamente.

Texto escrito pela aluna Eduarda de Castro Lacerda - 3ª série "A"

Professora responsável: Profª Drª Priscila Marques Toneli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário