quinta-feira, 31 de março de 2016

"O verbete 'corrupção' e seus significados"

A corrupção no Brasil já é um mau hábito e faz parte da sociedade estando ela ligada a ações minimalistas do dia a dia ou tendo atenção pesada da mídia em grandes escândalos políticos. A verdade é que, com o tempo, o significado real de “corrupção” passou a ser esquecido ou alterado, de modo que os brasileiros em geral, também corrompidos por seus pequenos atos ilegais que incluem furar a fila, colar nas provas e comprar produtos pirateados, veem como corruptos apenas os políticos que de alguma forma desestabilizam fortemente a ordem do país.

O que a grande massa se esquece é que a corrupção está mais perto do que parece. Pequenos atos “espertos” pertencentes ao famoso “jeitinho brasileiro” são tão corruptos como o Mensalão, por exemplo, diferindo-se com relação à quantidade e assemelhando-se na ação em si. Acontece que a corrupção seduz, mostra uma facilidade que não seria possível seguindo um caminho “legal”, e o brasileiro, como já é de conhecimento geral, prefere tudo que é mais simples.

Questões como a corrupção são difíceis de serem resolvidas, porque envolvem costumes há muito incluídos na cultura do povo brasileiro. Sabe-se que, historicamente, já no período da colonização, a matéria-prima brasileira era contrabandeada para Portugal em prol do desenvolvimento do Império. Era com certeza um ato de corrupção que dita as regras dos bons costumes até os dias atuais no Brasil. Depois de tanto tempo, corrupção se tornou algo comum quando não afeta fortemente o desenvolvimento social do país.

Em suma, conclui-se que, apesar da grande revolta que a maioria dos brasileiros têm quando se fala de corrupção, este é um ato já incorporado na cultura do Brasil graças a um início histórico conturbado e corrupto que induziu uma evolução temporal caracterizada por esse mesmo valor ético negativo. É triste perceber que apesar da busca constante por justiça, o povo brasileiro não compreende como atos corruptos suas pequenas falhas do dia a dia, que já representam grande influência às futuras gerações brasileiras, perpetuando assim uma linha temporal histórica.



Texto escrito pela aluna Júlia Barbassa França - 2ª série "B"

Professora Responsável: Profª Drª Priscila Marques Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário