terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ensino Fundamental 1 promove 'Tarde do Folclore no CNSD'

O Projeto "Salas Temáticas do Folclore' teve como objetivo criar um momento em que os alunos dos 2º anos aos 5ºs anos do Colégio Nossa Senhora das Dores pudessem vivenciar o legado cultural folclórico ao longo das gerações e ao mesmo tempo proporcionar-lhes o exercício da socialização.

2º ano "A" - Professora Karla: Trava-línguas
Os alunos 2º ano "A" conheceram os 'trava-línguas' e se divertiram muito ao falá-los. A dinâmica de apresentação foi o sorteio de trava-línguas, se o convidado falasse de forma correta - sem travar a língua - ele seria premiado.

'O rato roeu a roupa do rei de Roma.'

"Foi muito legal fazer esta atividade, porque a gente brincou, visitou a sala dos colegas e aprendeu trava-línguas que nem conhecíamos."
Samuel de Oliveira



2º ano "B" - Professora Cássia: Lendas e Parlendas
Os alunos do 2º ano "B" criaram um 'Programa de TV', no qual a apresentadora (Professora Cássia) entrevistava personagens folclóricos (Saci, Iara e outros) . Estas entrevistas proprocionavam que os alunos caracterizados declamassem lendas e parlendas para os convidados.

"Foi muito bom conhecer o Folclore. Eu adorei ser o 'Saci'. Eu aprendi que é legal estudar."
Rodolfo Borges




3º ano "A" - Professora Luciana: Comidas Folclóricas
A proposta dos alunos do 3º ano "A", foi conhecer as comidas folclóricas de cada região:
Canjica
Bolo de Fubá
Arroz com Queijo
Mingau de Milho Verde
Arroz Doce
Pão de Queijo
Pato no Tucupi
Doce de Amendoim
Cada aluno ao apresentar o seu prato típico, contava ao convidado sobre a experiência de prepará-lo (junto com um adulto) e as curiosidades regionais da quitanda.

"A comida típica que preparei foi o 'Bolo de Fubá', gostei muito da atividade porque aprendi sobre várias comidas e de quais regiões são."
Giulia Lopes




3º ano "B" - Professora Cristiane: Adivinhas Folclóricas
Os alunos do 3º ano "B" construíram televisões, palcos e fantoches para apresentarem aos seus convidados todas as adivinhas folclóricas que aprenderam.

Pergunta: Quando o cachorro fica desconfiado?
Resposta: Quando ele está com a pulga atrás da orelha.

"Adorei fazer, foi muito legal. Eu me diverti bastante com a minha mãe na hora de fazer a TV. Aprendi que adivinhas são um 'tipo de o que é, o que é.'"
Lucas Abdanur




ano "A" - Professora Bianca: Ditados Populares

Os alunos do 4º ano "A" puderam compreender o conceito dos Ditados Populares e perceberem que muitos são empregados de forma errada no dia a dia. Os convidados desta turma divertiram-se com jogos da memória, bexigas para descobrirem as adivinhas e decifrarem ditados.

Quem tem boca vai a Roma
Quem tem boca vaia Roma (correto)


Cor de burro quando foge
Corro de burro quando foge (correto)

"Eu achei muito interessante porque a gente viu as brincadeiras folclóricas e tivemos mais acesso para conhecer como era antigamente. Além de conhecermos a história das brincadeiras que fazemos.”
Ana Laura Mariano




4º ano "B" - Professora Ana Rita: Plantas Medicinais
Os alunos do 4º ano "B" conheceram as Plantas Medicinais e suas propriedades curativas passadas de geração em geração, contribuindo desta forma para a preservação histórico-folclórica. Mariana Araújo iniciou a apresentação aos convidados, abordando que além de chás e sucos, as Plantas Medicinais são capazes de curar machucados. Cada criança contou um pouco sobre uma planta específica:
Alecrim
Manjericão
Maracujá
Agrião
Orégano

Para degustação, muitas frutas para reforçar os benefícios das vitaminas para o homem. Ao sair, os convidados foram presenteados com um galho de ‘Arruda’para afastar o mal olhado.

"Foi muito legal estudar sobre as plantas para apresentar aos colegas. Com esta atividade, perdemos o medo de falar em público. E também foi muito divertido!"
Ana Laura Borges





5º ano "A" - Professora Lizarda: Brincadeiras Folclóricas
Os alunos do 5º ano "A" puderam resgatar e redescobrir as brincadeiras folclóricas por meio desta atividade. As brincadeiras apresentadas pelas crianças foram:
Cinco Marias
Pião
Telefone sem Fio
Chicotinho Queimado
Bola de Gude
Amarelinha
Queimada

"Foi muito bom, a gente aprendeu mais sobre o folclore e as brincadeiras. Pudemos aprofundar o nosso conhecimento."
Rachel Antunes





5º ano "B" - Professora Flávia: Fábulas Folclóricas
Os alunos do 5º ano "B" conheceram o mundo fabuloso do folclore. As fábulas cheias de personagens misteriosos e encantadores foram apresentadas aos convidados, que também puderam refletir sobe o moral de cada história e suas aplicações no dia a dia:
A Lebre e a Tartaruga
A Raposa e as uvas
O peixinho e o Pescador
O Leão e o Rato
‘Entrou por uma página e saiu por outra e quem quiser que conte outra... Foi muito bom contar história pra você, foi muito bom...’

"Foi muito bom, porque a gente aprendeu a falar com entonação e a produzir textos. Ao mesmo tempo em que a gente estudou, a gente se divertiu."
Flávia Prata




Relatos de quem assistiu as apresentações

“Na minha época, sempre gostei de ‘Feira de Ciências’. Dar atenção às crianças e aprender com elas.”
Gabriel Souza – Aluno do Curso Gestor Jr./Encantos Dominicanos

“Este projeto desenvolvido pelos alunos do Ensino Fundamental 1 é um momento singular de cultura popular. E a valorização desta troca cultural é de extrema importância dentro de uma instituição de ensino”
Mára Gennari – Coordenadora Pedagógica /Encantos Dominicanos



“Este projeto propiciou a vivência das habilidades linguística, motora e criativa. Além de resgatar as brincadeiras antigas também possibilitou a integração dos alunos."
Eliana Prata - Coordenadora Pedagógica EF1, Lizarda Moraes – Professora, Flávia Araújo – Professora

“Achei muito importante de extrema importância este momento de aprendizagem prática. O envolvimento com a atividade promoveu a desinibição dos alunos e a grande vontade de participação nas apresentações.”
Milton Silva – Gerente Financeiro CNSD

Nenhum comentário:

Postar um comentário